
O sorrisão da foto te aguarda em três cursos em maio
Mês do meu aniversário, maio me convida a ir a três lugares diferentes para dar aulas de escrita criativa, passeando entre a ficção e a não-ficção.
Às segundas, na Universidade do Livro, um belo edifício neoclássico tocado pela Unesp ali do lado da Praça da Sé, ministro o meu Trans/Ensaio, curso que fez sucesso no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (teve 45 inscritos!). Começa 20 de maio; se inscreva aqui.
Nele, aproximo o mais livre e fluido dos gêneros de jornalismo, crônica, ficção e até mesmo poesia. Entre os autores abordados estão Djaimilia Pereira de Almeida, John Jeremiah Sullivan, Margarita García Robayo, Wislawa Szymborska, Enzensberger e, claro, Montaigne.
Às terças, no novíssimo Sesc Guarulhos – cidade onde vou toda semana assistir às aulas de Estudos Literários no mestrado que curso na Unifesp – , levarei meu clássico laboratório Contos Para o Próximo Milênio, que venho ministrando há uns 10 anos e já passou por várias unidades do Sesc, Casa das Rosas, Espaço Cultural B_arco, Escrevedeira etc.
É uma oficina centrada em variados formatos da ficção curta: a cena, o conto, a crônica, o microconto, o conto em rede. Falo muito de poesia (como Ana Cristina Cesar e William Carlos Williams), de crônica (de Rubem Braga a Antonio Prata), do microconto (de Dalton Trevisan a Lydia Davis), e de gente como Julio Cortázar, Ryonusuke Akutagawa, Jorge Luis Borges, Paulo Leminski, e, claro, Italo Calvino. Começa 21 de maio; inscreva-se aqui.
Por fim, às quintas, volto à deliciosa Casa do Saber, no Itaim, com minha oficina Formas Breves, em que trato tanto de ficção (contos e crônicas) quanto de não-ficção (ensaios e reportagens). Falo dos nomes acima e mais gente como Geoff Dyer, Janet Malcolm, Mark Fischer e Georges Didi-Huberman. Começa 23 de maio e você pode se inscrever aqui.
Boralá?