Novos cursos de escrita criativa em 2019

Laboratórios de crítica literária, de ensaios e de ficções breves, começando já em janeiro

Olá, tudo bem? Feliz ano novo!

Peço licença pra invadir seu inbox e divulgar: neste primeiro semestre de 2019, lanço 4 laboratórios de escrita em 4 lugares diferentes.

O primeiro é o NOVA CRÍTICA, oficina que lanço este ano, sobre crítica de literatura contemporânea. Vai rolar na charmosa Sala Tatuí, da editora Lote 42, ali na Vila Buarque, entre 17 de janeiro e 4 de fevereiro.

Nova Crítica: análises literárias nos tempos do booktuber foca em produção, avaliação e leitura crítica de resenhas e críticas literárias. Intensiva, dura 6 aulas de 2 horas, em que são sugeridas cinco propostas de textos breves. Alguns autores abordados: Ricardo Piglia, Michiko Kakutani, Antonio Candido, James Wood, Pauline Kael, Umberto Eco, Vladimir Nabokov, Julio Cortázar.

Você pode ter mais detalhes sobre as aulas e se inscrever clicando aqui.

O segundo curso é o TRANS/ENSAIO, também um laboratório de conteúdo inédito, a ser ministrado no Centro de Formação Profissional do SESC, na Nove de Julho. Serão seis encontros: 07, 14, 21 e 28 de fevereiro, 07 e 14 de março.

Esta oficina de escrita criativa foca na produção, avaliação e leitura crítica de ensaios curtos. Tendo em perspectiva o mais fluido dos gêneros – o ensaio – , os textos são trabalhados em seu flerte com poesia, crônica, ficção e reportagem.

É um curso que se baseia no meu ensaio “Ser o outro”, publicado na revista Bravo! (http://bravo.vc/seasons/s06e01). Alguns autores abordados: Montaigne, Geoff Dyer, César Aira, John Jeremiah Sullivan, Cynthia Ozik, Teju Cole, Leslie Kaplan, Jorge Luis Borges, Janet MalcolmDavid Foster Wallace.

Ainda não subiu pro site a ficha de inscrição, mas vai ser aqui.

O terceiro curso é uma oficina de ficções breves que já dou há uns 10 anos, o CONTOS PARA O PRÓXIMO MILÊNIO. Funciona no MAM, no Parque do Ibirapuera, a partir de 21 de março, em seis encontros.

Focado na produção e análise de ficções breves, com ênfase no conto, desenvolve os conceitos propostos por Italo Calvino em Seis Propostas Para o Próximo Milênio: exatidão, rapidez, visibilidade, leveza e multiplicidade na escrita. Outro norte é Ricardo Piglia, com sua teoria “um conto, duas histórias”. O objetivo do curso é formar leitores e escritores de narrativas curtas.

Você pode se inscrever aqui.

Por fim, em fevereiro ou março devo abrir inscrições para o SUBMARINO, um laboratório de longo curso para ficções breves. Este é mais indicado pra quem já fez o CONTOS ou outra oficina comigo. Em 2018 o SUB funcionou em duas turmas de umas 8 pessoas, às segundas e terças, em casa. Toda aula abordo um novo autor (a turma de terça, mais antiga, já leu 70 autores diferentes).

No fim de 2018, lançamos na Feira Des.Grafica nosso primeiro zine, o Submarino #1, pelo meu coletivo de publicações aleatórias, a La Tosca: ilustrado por Eduardo Kerges, Mari Casalecchi, Zé Maia e Eva Uviedo, ficou uma belezinha. Pretendemos seguir lançando zines em 2019, em outros formatos, e, a depender das novas turmas, com novos autores.

Aguardo vocês!

Autor: rbressane

Writer, journalist, editor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s