Ficção/Laboratório

Submarino

14064005_10153888988000318_5133731172824575859_n

Laboratório de mergulho na ficção breve
.
.
Submarino é um prolongamento do laboratório Contos Para o Próximo Milênio, em que são abordadas as Seis Propostas de Italo Calvino como parâmetros aos exercícios de escrita criativa (visibilidade, exatidão, rapidez, leveza e multiplicidade).

No Submarino, a ideia é aprofundar tais parâmetros e se deter em aspectos específicos da criação de histórias curtas: foco narrativo, construção de personagem, estruturação de cenas, performance criativa da linguagem. Toda aula divide-se em uma seção de teoria literária — literatura moderna e contemporânea, com foco na produção brasileira atual — e uma seção de leitura crítica dos textos escritos pelos alunos. Os exercício são feitos em casa e lidos em aula. Cada módulo tem 12 encontros, toda segunda-feira, entre as 19h30 e as 22h, no novíssimo espaço Birô. Inscrições: contato@obiro.com.br, 11 3061-1861.

Público-alvo: escritores, jornalistas, artistas, blogueiros, redatores interessados em desenvolver técnicas literárias, frequentadores do laboratório Contos Para o Próximo Milênio.
Bibliografia básica: Seis Propostas Para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, Como Funciona a Ficção, de James Woods, Formas Breves, de Ricardo Piglia, e O Pai dos Burros, de Humberto Werneck.

Ronaldo Bressane
Escritor, jornalista e editor, formou-se em Comunicação (Faap) e Letras (USP); passou por redações de revistas e jornais; hoje atua na imprensa como crítico literário e escritor de perfis. Entre seus livros estão Céu de Lúcifer (contos, Azougue), Mnemomáquina (romance, Demônio Negro), V.I.S.H.N.U. (quadrinhos, Companhia das Letras), O Impostor (poesia, Ciência do Acidente) e Sandiliche (infanto-juvenil, Cosac Naify). Deu cursos de escrita criativa em lugares como Casa do Saber, Espaço Cult, Centro Cultural B_arco, Casa das Rosas e várias unidades do Sesc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s