Caos

Ratos, saiam dos sapatos

Foto de Antonio Brasiliano, "censurada" pela polícia

Foto de Antonio Brasiliano, “censurada” pela polícia

Esta imagem incômoda de Antonio Brasiliano, exposta na área externa do Espaço Cult, na Vila Madalena, em São Paulo, acaba de ser retirada do centro cultural por coerção e abuso de autoridade da PM.

A mostra, chamada Quatro Retratos, reunia trabalhos de Brasiliano, Thelma e Marcos Vilas Boas, Julio Kohl e Marcelo Naddeo. Programada para durar um mês e meio, a exposição teve sua conclusão precipitada por conta de ameaças veladas de policiais militares.

A esperta foto de Brasiliano flagrava, em primeiro plano, blocos de concreto com imagens de ratinhos, que foram grafitados pelo Esqueleto Coletivo enquanto, em segundo plano, se formava uma linha de PMs. A imagem foi produzida durante a Ocupação Prestes Maia. E ocupava o muro de entrada do Espaço Cult. A imagem fala por si. Mas pode falar ainda mais alto através de sua ausência.

Nas últimas semanas, PMs da delegacia vizinha, o 14º distrito, têm rondado em viaturas o Espaço Cult e proferido grosserias na direção de frequentadores e dos proprietários da casa. Com comportamento próprio aos roedores, começaram a aparecer à noite, principalmente à saída dos funcionários após os eventos que costumam terminar tarde, por volta das 23h, quando aquele quarteirão da rua Inácio Pereira da Rocha se encontra mais deserto, para deixar ameaças veladas. “Isso aí não pode. Isso precisa ser censurado. Vamos tirar isso daí.” Na última semana, uma viatura do 18º distrito, notório por movimentações suspeitas, demonstrou seu incômodo de modo mais eloquente. “É melhor tirar. Isso vai ficar ruim pra vocês. Estamos avisando. Por enquanto ainda não fizemos nada.” Recado dado, os PMs não quiseram se identificar e partiram.

Coagida, temendo possíveis represálias anônimas por parte dos policiais, a direção do Espaço Cult preferiu retirar do muro a imagem de Brasiliano. A expo continua.

A retirada forçada da foto torna ainda mais explícita a sua mensagem.

27 pensamentos sobre “Ratos, saiam dos sapatos

  1. Oi,
    só pra informar, os ratos grafitados foi um trabalho do Esqueleto Coletivo… e foram grafitados enquanto a fileira de policiais se formava do outro lado da avenida.
    é isso. Bela foto Té.

    e muito ridícula nossa polícia.
    quem policia a polícia?

    desmilitarização da PM já!

  2. “PMs da delegacia vizinha, o 14º distrito”, “viatura do 18º distrito”… Tem alguma coisa estranha no texto – Delegacias de Polícia não são da PM, mas da Polícia Civil. Esclarecendo que, PM ou PC, sou contra a postura e todo tipo de censura.

      • A DOPS era chefia pela federal…O problema da PM é pq tem militar no nome? Gente sem cultura! Então acabem com a policia civil e Federal tb! O problema do Brasil não são os médicos, os PMs… E sim o povo… Tudo que está com problema agente acaba…nada nesse país tem reestruturação.

    • Antonio Basilio, com o maior respeito a você, o seu discurso não tem sentido nenhum. Alem de desejar que a filha dos outros seja estuprada, você parte do princípio de que as pessoas são contra o policiamento. As pessoas inteligentes e não corruptas deste País não são contra a existência de polícia (ou contra “conceitos e regras”, seja lá o que você pretendeu dizer com isso). São apenas contra a nossa Polícia militarista, racista, violenta, corrupta e má preparada, que não entende que a função dela é servir e proteger o cidadão, não nos ameaçar e amedrontar (como se especializou em fazer, em casos do Amarildo, dos protestos, de relações com os chefes do tráfico de drogas e tantos outros que acontecem diariamente). E se você fica feliz com isso, fique sabendo que na semana passada eu “tomei com o cano na cara” perto da Paulista. Dois minutos depois encontrei policiais militares e pedi para que perseguissem o ladrão, já que eles estavam descendo a rua a pé tranquilamente. Eles disseram que não podiam fazer isso porque não podiam abandonar o posto deles e pediram para eu ligar no 190 ou ir a uma delegacia. E sabe por que os policiais não fizeram nada? Me contaram que existe uma determinação que vem desde o governador para se evitar fazer prisões em flagrante, devido a não haver espaço nas cadeias de SP. Os ladrões que me assaltaram, desde então, já devem ter abordado mais gente ou até matado. É este o tipo de polícia a que você é favorável e acha que precisa ser defendida de uma foto de exposição de arte?

  3. Vivemos numa ditadura velada. A Polícia impõe suas próprias leis e o judiciário se cala enquanto a sociedade bate palmas para a repressão. Ainda demorará décadas para alcançarmos os direitos civis que Alemanha, Holanda e a maioria dos países europeus alcançaram. Lá o cidadão é respeitado e a Polícia é uma mera prestadora de serviços públicos com direitos e deveres muito bem definidos. Quando ela extrapola esses direitos a sociedade, como um todo, revolta-se. Aqui, basta prestar um concurso público digno de uma criança de 12 anos, receber uma farda e uma arma e começar a fazer o que bem entender.

    • Concordo que acha a necessidade de uma reestruturação na Policia…mas fará que uma criança de 12 anos passaria! Acho que vc não está bem informado! O concurso para oficiais da PM é o mais concorrido do Brasil e extremamente difícil…no ultimo concurso só 15 foram aprovados! Fica a dica

  4. Não existem “PMs” da delegacia. PMs ficam em batalhões, companhias ou postos. Delegacias são espaços de policiais civis. Isto posto, o que o texto relata é mais um absurdo numa lista infinita de absurdos promovidos por nossa solerte polícia.

  5. Escracham a imagem da polícia e esperam o que de troco? Congratulações e flores da PM? Uma população que defende bandido e recrimina ações policiais e depois não entende pq os vagabundos deitam e rolam no crime e na impunidade…..país nojento de povo ignorante. Afundando cada dia mais no caos e na violência. Quando estiverem em perigo chamem o SUPER HOMEM, quem sabe ele não resolve?

  6. O povinho “vermelho, engajado e progressista” que comenta aqui provavelmente aplaude notícias como essa:

    Uma base da Guarda Civil Municipal de Guarulhos na rua Prefeito Rinaldo Poli, no Jardim City, foi atacada às 22h20 de quarta-feira (14).

    Segundo a GCM, homens em um carro passaram em frente a base e dispararam ao menos 15 tiros. As balas atingiram a fachada e a parede interna da área de entrada da base.

    Os guardas municipais, que estavam dentro da base, conseguiram escapar do ataque.

    Os GCMs disseram que a maioria das cápsulas encontradas no local do ataque é de pistola 380.

    Guardas municipais fizeram buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso.

  7. A PM tem que ser extinta! E logo! Essa é uma recomendação, inclusive, da ONU – Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário. E não só: Anistia I|nternacional e a OMS , já se pronunciaram com o mesmo posicionamento. É á polícia mais assassina e cruel do mundo, com um passado cheio de sangue, e sangue de muita gente inocente. É racista, se eu for achacado por PM’s ao lado de algum amigo negro, é ele que será revistado primeiro e não eu que sou branco. São limitados intelectualmente, vide o linguajar que usam nas abordagens. Mas o post de hoje, para esses PM’s que não perceberam, trata de outra cousa: CENSURA! sim, esta mesma que é proibida pela nossa Constituição, Constituição esta que a polícia deveria defender, não atacar. Um verdadeiro PM, se fosse realmente respeitador da Carta Magna e sabendo que é pago com o dinheiro dos nossos bolsos, nós, cidadãos e cidadãs brasileiros/as a livre manifestação de pensamento, mesmo que este pensamento fosse errado. Teria que usar dos meios legais e democráticos para protestar contra algo que os desagrada, nunca ameaças, chantagens, agressão ou censura. Essa é a verdadeira questão, aqui. São pagos por nós para nos defender, mas são os primeiros a nos trairem, matarem e nos destruirem como destróem a Constituição. Poderiam criticar numa boa, escolhem o medo e a morte.
    Ricardo Rocha Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br
    P.s. ah, colocarei as ameaças que eu receber – que covardemente eles sempre fazem anonimamente, nunca falam na cara – aqui.

    • Ricardo, vc sabia que quando vc fala de PMs vc fala de pessoas? O passado desse país foi feito baseado nas desigualdades. Como vc acredita que é nos E.U.A? Vc acha que seu amigo negro tb não seria revistado! O que tem que mudar é a nossa postura. As nossas ideologias! Achar um culpado para os erros é fácil, difícil é fazer as coisas mudarem. Falo sempre no hospital: Graças a Deus existem os PMs, pois senão tudo seria culpa dos médicos.

      • Nada, absolutamente nada, nadica e nada de nada justifica a CENSURA! Essa é a questão. sim, falo de pessoas, mas Hitler, Torquemada, Emílio Garrastazu Médici, Mussoline e etc. etc. etc., também foram pessoas, o que não as impediram de serem carrascas e assassinas, genocidas, como a PM no Brasil o é. Não tenho ideologia alguma, não minha filha, esse é uma análise banal e superficial sua, também condeno todos os horrores do socialismo e do comunismo, Stalin também foi uma pessoa, assim como Pol Pot, bem como o ditador da Coréia do Norte, carrascos e psicopatas também são pessoas, senhorita Camila e a minha única “ideologia” é ser contra TODAS as formas de injustiças, venham de onde vierem.. Arrume um argumento mais forte e lógico, senhorita, que esse é muito fraco, até a ONU já duvida desse…

  8. verdade seja dita, o Espaço Cult mostrou que da arte, só lhe interessam os ganhos!!!

    não é função da arte questionar? incomodar? poderiam bem ter filmado a coerção dos policiais (revelando suas faces), poderiam bem ter articulado uma mobilização popular (em formato de intervenção artística) para surpreendê-los nas suas abordagens, com certeza deveriam ter mantido a foto exposta! é função da arte!

    agora, as festinhas não param, não? UM DRAMA A POLÍCIA SER UM BANDO DE RATOS NAZISTAS! um drama os artistas e seus representantes serem um bando de RATOS COVARDES!

    • Concordo totalmente!!! foram fracos e medrosos, calaram-se. Portanto, coniventes com a ação da polícia ameaçadora e que não cumpre a própria Constituição. Apesar, repito, de seus salários virem de nossos bolsos. De nós, cidadãos e cidadãs cumpridores de seus deveres e que pagamos altíssimos impostos para uma PM que deveria nos defender, nunca censurar, matar, ameaçar, subornar, discriminar… E isso não é ideologia porra nenhuma, é ver com olhos que enxerga. Fascismo, sim, é uma ideologia. E aqui é uma democracia, onde censura é proibida pela Constituição Brasileira de 1988. Leiam-na! Ela é bela demais e deveria ser exercida em sua totalidade, não uma máscara para agradar meia dúzia…

  9. Gente, não é por nada, mas acho que vocês não entenderam a letra dos titãs… Eles tão mais pra protetores dos “cidadãos civilizados” nesse caso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s