
A partir de técnicas do jornalismo literário, o curso propõe caminhos para praticar o jornalismo cultural – tendo como foco a mídia impressa: o jornalismo praticado em revista, suplemento cultural e livro. Serão discutidos todos os formatos clássicos do jornalismo impresso, dando ênfase aos principais: perfil e reportagem.
O ponto de partida das aulas é o desenvolvimento de um projeto: a classe será organizada como em uma redação, para que seja criada uma revista ou blog, tendo como base pautas, histórias e personagens que passam pelo b_arco.
Ao fim de cada mês, será convidado um profissional para um bate-papo com os alunos. Estão previstos para a programação: Fred Melo Paiva (O Infiltrado, da History Channel), Cassiano Elek Machado (Folha de S.Paulo), Ivan Marsiglia (O Estado de S.Paulo) e Bruno Torturra (Pós-TV).
Bibliografia sugerida: coleção Jornalismo Literário da editora Companhia das Letras.
– Espera-se dos alunos a leitura de revistas e jornais reconhecidos pela criatividade de seu jornalismo — no Brasil, Piauí, Trip, Bravo!; e do exterior, Slate, Salon, Les Inrockuptibles, Vanity Fair, Rolling Stone, além dos suplementos culturais dos jornais New York Times, The Guardian, El País.
– Levar lápis e papel – ou computador.
Indicado para jornalistas, estudantes de jornalismo, blogueiros e escritores.
Carga horária total: 36 horas
Saiba mais detalhes em: http://barco.art.br/jornalismo-cultural-x-jornalismo-autoral/