Nova tripulação no Submarino

Uma oficina de escrita criativa funcionando sem parar desde 2006


Faça ficção, não faça guerra!

Foi em 2006 que o saudoso artista e designer Vincenzo Scarpellini me convidou para dar um curso no recém estabelecido Istituto Europeo di Design em São Paulo. Como ambos gostamos de Italo Calvino, ele me sugeriu criar um curso baseado nas Seis Propostas Para o Próximo Milênio do autor de Cidades Invisíveis.

De cada proposta parti para uma leitura diferente das ficções breves. Da Visibilidade, extraio elementos para falar da concepção da cena, a unidade fundamental de toda narrativa (pois condensa personagem, espaço e tempo). Da Velocidade, trato do relato direto, escrito sob a forma de carta. Da Leveza, parto para explorar a crônica. Da Exatidão, sigo para abordar a escrita de microcontos. E na Multiplicidade, trabalho o conto escrito a partir de vários pontos de vista. No primeiro encontro, trato da tese das duas histórias de cada narrativa, sob as leituras de Ricardo Piglia e Enrique Vila-Matas.

Os Submarinos são a segunda fase de cada Contos Para o Próximo Milênio. Hoje estão navegando três turmas: os Submarinos Dois e Três, às terças e quartas, e o Primeira Pessoa, às segundas, este estritamente baseado em relatos autoficcionais. Dei o nome de Submarino pois se trata de um mergulho no grande oceano das formas breves. São infinitos: a primeira turma começou em 2014 e nunca parou, mesmo com a tripulação tendo entradas e saídas frequentes. Nesses Submarinos, já criei mais de 200 propostas de textos, baseadas nas leituras e interpretações de mais de 200 autores e autoras de várias literaturas pelo mundo.

A ideia é que deste curso iniciado em janeiro de 2023 saia uma nova turma do Submarino. Vamos portanto praticar o conto, a crônica, o microconto, o relato breve e a ficção em rede em seis encontros semanais, das 19h30 às 22h30. Toda quinta: 19 e 26 de janeiro, 5, 12, 19 e 26 de fevereiro. Os encontros serão via zoom. O investimento é de $599, pagos em 1 ou 2 vezes, via pix. Professores, pesquisadores e graduandos têm 50% de desconto.

Bora lá? Me escreva: ronaldobressane@gmail.com.


Autor: rbressane

Writer, journalist, editor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s